domingo, 22 de novembro de 2009

mais uma forma colaborativa?

overmundo

Overmundo tem a satisfação de ser anfitrião também do lançamento da série de livros "Conquiste a Rede", de autoria de Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei.

Os livros funcionam como verdadeiro mapa de navegação para a emergente mídia colaborativa (na qual o Overmundo se inclui). E o mais legal é que todos os livros estão disponíveis em Creative Commons, podendo ser livremente distribuídos de acordo com a mesma licença utilizada para os conteúdos do Overmundo.

A convite do Roberto Taddei, tive a oportunidade também de escrever o prefácio para os livros. Transcrevo abaixo o mesmo, que explica direitinho a importância desse lançamento para o estado atual da Internet colaborativa (apelidada de "web 2.0") no Brasil.

Os livros estão ainda na Fila de Edição do Banco de Cultura, mas quando entrarem para o Overmundo, podem ser localizados através da tag "conquiste-a-rede", bastando apenas clicar aqui para encontrá-los.

Parabéns ao Roberto Taddei e à Ana Carmen e que outras iniciativas semelhantes a essa possam continuar a acontecer aqui no Overmundo e em outros sites colaborativos!

Você é a mídia: saiba como!

Há uma novidade difícil de ser ignorada. Em todo o mundo, nos países pobres ou ricos, a mídia tradicional está sendo transformada por um competidor que não existia antes. Esse competidor é a própria sociedade. Tradicionais empresas de mídia, do New York Times à NewsCorp, passando pela ?velha senhora? BBC, todas estão tendo de repensar seus modelos de negócio e mesmo seu modelo de redação para competir nos novos tempos.

Mas como tudo isso foi possível? Como a sociedade, esse corpo desorganizado e fluido, conseguiu desenvolver ferramentas para mudar para sempre o modo como a informação é produzida e disseminada? A resposta a essa pergunta pode ser encontrada na coleção ?Conquiste a Rede?, organizada por Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei. Através dela, é possível compreender de forma articulada as ferramentas de transformação que estão por trás destas mudanças.

E não apenas compreender: a coleção ?Conquiste a Rede?, como denota o nome, possui uma dimensão prática que é fundamental. Ela explica em detalhes e traz dicas úteis para qualquer internauta interessado em fazer crescer sua presença digital na Internet. Vale notar que a coleção está em sintonia com o espírito de ?do it yourself? que está tomando conta das práticas tecnológicas desse começo de século. Nesse sentido, a coleção aborda, por exemplo, o fenômeno dos blogs e sua crescente importância. De ferramentas utilizada por adolescentes para relatar agruras pessoais, os blogs atualmente desempenham um papel cada vez mais importante, influenciando a política, a economia e a própria idéia de formação das notícias.

Lendo o livro sobre blogs é possível aprender as melhores práticas sobre como tornar um blog dinâmico e relevante. As dicas valem tanto para usuários iniciantes, quanto para blogueiros experientes. É bom lembrar que ambos autores são jornalistas de currículo não só invejável mas que compreendem profundamente a dinâmica da
comunicação na Internet. Em outras palavras, são autores cujo DNA jornalístico já nasceu digital.

Essa mesma estrutura se repete para os demais temas abordados na coleção: os videologs e fotologs (ferramentas de compartilhamento de vídeos e fotos pela rede), os podcasts (programas de rádio virtuais, feitos para serem ouvidos em qualquer lugar) e a emergência do chamado ?jornalismo cidadão?. Este último, um dos fenômenos mais interessantes e importantes da rede. Jornais inteiros, bem como outros tipos de informativos, são hoje produzidos sob o lema de que ?todo cidadão é um repórter?. As dicas constantes na coleção ajudam qualquer ?bom cidadão? a caminhar no sentido de se tornar também um ?bom jornalista?.

Por fim, cumpre chamar atenção para o fato de que os autores puseram em prática seu lema de ?faça você mesmo? também na modalidade inovadora de lançamento dos livros. Não só é possível obter a versão impressa dos exemplares de cada um deles como também é possível baixar todo o conteúdo pela rede. Os autores
utilizam uma licença do ?Creative Commons? para distribuir sua obra. Essa licença permite à sociedade como um todo, dentre outros direitos, distribuir os livros livremente, desde que seja para fins não comerciais. Tudo dentro do mesmo espírito colaborativo das transformações e ferramentas que são abordadas na obra. Depois de tudo isso, fica o convite ao leitor da coleção para começar a participar de tudo isso que está acontecendo. É assim que estamos todos tendo a oportunidade de construir a nova mídia do século XXI. Vamos nessa.

[também pode ser lida a entrevista ao criador do site Overmundo, Hermano Vianna, no Portal literal ]

Nenhum comentário: